11 abril, 2010

mais de 31.416...

querido blog:
vida pessoal: não tenho a menor idéia de onde se situa essa rua, de quem mora naquelas casas, de que tipo de árvore foi abatida para construir aquela cerquinha. nem se o nome dela é Adalbert Strasse. mas posso garantir que, em minha vida pessoal, tirei uma foto bem na plaquinha de uma Adalbert Strasse em Berlim. concorrida foto em tarde-noite de, digamos, janeiro ou fevereiro de 2007. bela foto, belos tempos, bela cidade, belo experimento histórico para a humanidade. duas guerras, milhares de mortos, essas coisas que fazem um coração apaixonado pela humanidade ter lá seus ritmos de bumba-meu-boi.

escritos: escrevi 31.417, ou seja, mais de 10 vezes o número pi, palavras sobre uma personagem de ficção que pretendo oferecer ao mundo, ainda que mais para meu auto-contentamento do que do quê. esta personagem vai chamar-se Adalberto Strace, um detetive particular que desvendará todos os crimes dos políticos (ergo, ladrões) de todos os países do mundo, de Adis-Abeba a Zagreb, sei lá. e, por ironia, quem irá à cadeia será precisamente o Mister Strace.

economia política: um alcaguete que pulou das páginas de meu romance policial (ver "escritos", acima) denunciou o geólogo e professor Adalberto da Silva, da Universidade Federal Fluminense, como autor de um trabalho que dizia que não era boa prática erigir um assentamento humano sobre uma montanha de lixo. uma vez que o lixo do aterro do Itacorubi, em Florianópolis não se encontra disposto em formato de montanha, mas como lâmina sobre um mangue, não estamos falando da "Ilha da Magia", seguindo-se logicamente que o tema desta postagem é a tragédia do Morro do Bumba.

não era o caso de lançarmos os famosos raios pumba sobre os políticos nacionais e estrangeiros, requerendo -em forma de tombos- que eles passem a ser reciclados de sorte a levarem existência digna? nem era o caso de trocarmos os lixões por ruelas como esta suposta Adalbert da efígie hignenizada lá da ilustração desta postagem?
DdAB
p.s.: corrigendum (ou auto-crítica)
viajei pelo blog http://www.julianasphynx.blogspot.com/ e vi o registro da autora sobre o plágio. pensei que não pratico este vício, pois todas as imagens que seleciono vêm acompanhadas da fonte com um simples clicar de mouse. ledo engano. fiz um teste com a postagem dos panetones (27 de dezembro/2009) e caí em meu próprio blog, ou seja, agi como se a foto fosse algo gerado espontaneamente. pois mudarei minha conduta. hoje, temos: http://static.panoramio.com/photos/original/23217609.jpg. bye now.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo feito, bela foto e bela atitude...

Ultimamente fico horas olhando paras as casas [prestes a comprar uma]

ô felicidade :)

DSC

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

então, Daniel, os rapazes do lixão do Bumba bem que mereciam umas ruelas como as daquele "panoramio".
DdAB