24 março, 2010

sem ser economista...

querido blog:
procurei no Google Images a seguinte expressão: "sem ser economista", para ilustrar o de que falarei em seguida. achei trivialidades, como aquele mesmo porquinho do outro dia, desta vez carregado por duas mãos humanas como se fossem servas de Mamón (era isto?). passei a "sem ser" e achei esta foto peculiar. studium e punctum, na visão barthesiana. meu punctum é o carinha sem camisa (é?) agarrado à escada, mais para o lado da água do que do solo. que pensava ele? que o fez pensar o que pensava? o original, dizia-se, era "caminhar sobre as águas sem ser jesus". pensei, antes de lê-lo, que a profundidade daquele espaço é que não era lá essas coisas. mas também pode ser que o banhista (?) tivesse reunido todas as suas forças para pular e ainda não tivesse caído 100% no mundo newtoniano da atração gravitacional plena.

deixemo-los, mas retenhamos nossas preocupações com o modelo conjetural (Carlo Ginzburg e demais gênios). quero agora ilustrar que certas hipóteses têm vida tão curta quanto a liberação gravitacional de um boi ou de um banhista. neste caso, pensemos na natureza das moléculas que dão suporte ao que chamamos de vida é razoavelmente imutável. ainda assim, não podemos negar que:
.a. o universo já comemorou sete bilhões de anos e segue expandindo-se
.b. a vida tem dois bilhões de ano e segue reproduzindo-se de maneiras não muito diferentes daquelas em que o fez, digamos, quando tinha apenas dois milhões de anos...
.c. a vida pode seguir reproduzindo-se durante mais alguns bilhões de anos, talvez os próprios sete bilhões que ainda faltam para decretarmos o final dos tempos...

neste caso, haverá alguma diferença no tamanho dos átomos que compõe os seres vivos originais e seus sucessores contemporâneos, para não falar dos que ainda vão nascer, como teria dito Brecht. é? a menos que a "matéria escura" é que esteja expandindo-se e os átomos e todo o resto da matéria-energia-espaço-tempop estejam conservando este tipo de propriedade. é?
DdAB

2 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

hum... difícil... teria que reler Stephen Hawking.
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é!!! ou navegar numa casca de nós e escrever o que pinta?
DdAB