11 dezembro, 2009

Conselho de Justiça e Segurança -MeninoDeus

Querido Blog:
Ontem, participei da reunião de encerramento das atividades de 2009 do Conselho Comunitário de Justiça e Segurança do Bairro Menino Deus, Porto Alegre, Paralelo 30S (clique aqui, para ver o que já obtivemos). Trabalhamos na Cartilha de Segurança, que devemos lançar à comunidade no ano vindouro. E acenamos com outra cartilha, a da Cidadania, informando direitos dos cidadãos.

Foi feito um balanço de coisas do ano. Eu fiz o meu, que divulgo aqui, mas nem tudo foi por lá falado. Meus temas recorrentes:
.a. renda básica universal (associada à reciclagem de papeleiros)
.b. nova política de enfrentamento do problema das drogas.

Também pensei nas lições que esta "militância" de cerca de ano e meio brindou-me:
.a. o DMLU foi terceirizado para papeleiros, que são contraventores, a serviço do desserviço, uma terceirização perversa feita pelo poder público, que tem uma macacada que fica dizendo o tempo inteiro que precisamos de "estado mínimo", pensando que "mínimo" quer dizer "nulo".
.b. precisamos lutar pela implantação do orçamento universal
.c. precisamos criar o Ministério do Atendimento ao Cidadão, que centralize o atendimento ao público. Caso eu tivesse um problema com o governo, não deveria precisar saber se é com o executivo, o legislativo, o judiciário, o federal, o estadual, o municipal, qual das secretarias, diretorias etc., destes cabides de empregos, com milhares de sinecuristas ganhando CCs ou outras remunerações também grotescas. O de que eu preciso é uma pessoa que fale em nome do governo. Um funcionário público decente, atuando em engrenagens decentes. E só.
DdAB

Nenhum comentário: