24 setembro, 2009

Voto Distrital e o Véu de Ignorância

Querido Blog:
Esta ilustração de hoje retirei-a (e editei-a) de: Blog do Grupo de Análise de Conjuntura Política do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da UFPR, Brasil. Artigos, entrevistas, pesquisas e informações sobre a conjuntura política nacional e estadual. Endereço:
http://gac-nusp-conjuntura.blogspot.com/2007/06/opinio-voto-distrital-e-lista-fechada.html.

Fi-lo (filo, sô? fia-te!) porque hoje vi tanta notícia "baixo astral" no jornal Zero Hora que nem posso brincar com o afetivo apelido que lhe desferi. Algumas delas nem precisam ser faladas, que já o fiz amplamente, por exemplo, os ministros do tribunal de justiça (que devia ser fechado) vão ganhar um aumento que cachoeirará sobre deputados federais, deputados estaduais (que deveriam ter sua câmara fechada), e por aí vai. nem duvido que ainda venhamos a beneficiar-nos todos desse esbanjamento, que também tenho algumas de minhas patas fincadas num keynesianismo meio vulgar. Mas então, por que fi-lo?

Eu o fiz, recupero-me, porque na p.16 não são bem novidades o que vejo, mas uma oportunidade de ganhar dinheiro também de modo desonesto. Pensei que poderia dar aulas particulares de teoria da escolha pública para os novos integrantes dos partidos políticos do Brasil, que precisariam filiar-se precisamente para concorrer a cargos que acenam com aposentadorias já nas próximas eleições. Claro que, em se elegendo, eles poderiam contratar-me para consultorias e aí sim eu ficaria rico. Vejamos:
Romário: ingressou no PSB
Edmundo: PP
Popó: PRB
Danrlei: PTB
Gaúcho da Fronteira: PTB
Sérgio Reis (cantor de "Panela Velha"): PR
Parece que nem todos destes listados já entraram, mas podem fazê-lo. E também podem fazê-lo, cogita o jornal, first, Clemer, goleiro campeão do mundo, prosélito do PDT e Fernando Carvalho, dirigente do Inter também por este edificante partido.

O que eu gavo, como um menino de rua de Jaguari costumava expressar-se, é a cara de pau dos dirigentes partidários que convidam qualquer um. Ou seja, obviamente, Romário, Edmundo, Popó, Danrlei, Gaúcho, Sérgio, Clemer e Fernando não são qualquer um. Eles são muitos, são celebridades, terão lá sua componente de altruísmo muito maior do que o político médio hoje atuante no indigitado país. Mas ainda assim: tu acha que -digamos- o Edmundo se elegeria no distrito lá dele? Cara, prá essa macacada dirigente só mesmo o voto distrital. Primeiro, voto voluntário, segundo, distrital, terceiro, parlamentarismo, quarto, compromisso umbilical com o orçamento universal. E por aí vai.
DdAB

3 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Isto, Duilio. A sequência é perfeita: Primeiro, voto voluntário, segundo, distrital, terceiro, parlamentarismo, quarto, compromisso umbilical com o orçamento universal.
MdPb

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aí, MdPB!
tomara que esta seja a ordem lexicográfica adequada para salvar o Brasil. A Brasil, pelo que vejo, já está salvinha da silva!
DdAB

maria da Paz Brasil disse...

Oi Duilio!
Surfando no planeta 23 revi um comentário seu que diz: " a Brasil, pelo que vejo, já está salvinha da silva" Well... bem que eu gostaria...
MdPB