08 setembro, 2009

Lugar Comum

Querido Blog:
Se eu dissesse: "Ao vencedor, as batatas!", estaria citando Machado de Assis e afinando-me com a ilustração acima. De onde vieram as batatas? Dos Andes, claro, mas aqui vieram de: "Aquecimento: O veraneio de 2010 do Sesc/RS vai se espraiar por 20 hotéis do Rio Grande do Sul". Está na p.3 de Zero Hora: a cronista Lurdete Ertel é do clube do lugar comum. Tantas e tantas que acho que ela padece de TOC, acompanhado de insight pobre. Só faltava grifar, né? "O tempo vai esquentar! As praias litorâneas gaúchas verão os comerciários espraiarem-se sobre elas." Fora o pronome átono soltinho da silva dentro da locução verbal.

A segunda investida ao lugar comum veio da p.6 do Segundo Caderno: "Pois essa também é a magia dos mitos da Grécia, que vagam há milênios pela correnteza do tempo [...]." Nem precisamos saber qual é "essa", pois o lugar comum está asssentado nessa do tempo vagar por um meio hídrico, respondendo à lei da gravidade.

Claro que não posso queixar-me em excesso de Cláudio Moreno, autor da segunda frase, mas a Lurdete, cá entre nós, já saturou. Dias atrás apontei uma dessas trivialidades. Vou passar a marcá-la de cima. Esperem!
DdAB

Nenhum comentário: