17 setembro, 2009

Equilíbrio: conceito relevante

Querido Blog:
Busquei esta foto no Deserto do Sahara, digo, busquei-a no Google Images, com a entrada "equilíbrio pessoal". Tenho refletido muito sobre as tautologias econômicas, a maior das quais é que as vendas são iguais às compras. Parece-me que foi o Mr.X que disse tratar-se da dualidade básica da economia política, das duas metamorfoses da mercadoria.

Em boa medida, algumas identidades não servem para muito mais do que asseverar a obviedade: se a venda é igual à compra, a compra também será igual à venda... Mas, por exemplo, ao sabermos que os estoques reduziram-se, o que é uma identidade que alguns dizem derivar-se da "equação de Leibnitz" (o que vem no fim é igual ao que veio no começo mais o que vem no meio), somos forçados a concluir, ou melhor, permitimo-nos pensar que a produção vai elevar-se. Ainda assim, a produção aumentará mesmo if and only iff quisermos repor o tal nível que, neste caso, seria declarado crítico.

Mais relevante é o conceito de "equilíbrio pessoal". Este conceito foi-me ditado por um acaso absolutamente extraordinário. Eu estava fazendo um "batido de iogurte com gelatina" e caiu dentro do liquidificador uma receita de salmão (com maracujá). Pois não é que, ao coar o mingau, o papelzinho (liquidificado...) tomou outra forma e pude ler com espantosa nitidez: ao tirar-me da vida dos outros, também tiro-os da minha própria vida. Pensei que, não fora o detalhe da expressão "da minha", esta frase poderia ser minha. Eu não gosto de usar artigos antes de pronomes, especialmente os pronomes pessoais, e também no caso do conceito de equilíbrio pessoal.

Resumindo: se entendeste o suco (Lourdette) desta mensagem, então estarás mais up to date com meu blog do que myself, que não entendi nada... Ainda assim, não posso negar que
1 x 1 = 1; 1 x 2 = 2 e 2 x 1 = 2, o que nos leva a entender que 2 = 2 e, dividindo ambos os membros da identidade por 1, chegamos a 1 = 1.
DdAB

Nenhum comentário: