21 julho, 2009

kwy: as burradas de dois níveis

Querido Blog:um dos amigos mais inteligentes que tenho disse-me -once upon a time- que o computador HAL do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço era uma variante de (I-1)(B-1)(M-1), o que deu uma expressão de terceira dimensão, dado os produto cruzado entre I, B e M, uma álgebra que permitiu-me inventar os sonetos digitais, de que ainda falarei por aqui. e aqui vemos um teclado qwerty, cuja história -muitos sabemos- é trinteressante, como diriam os algozes a ABL. ABL?

se nem HAL nem IBM têm kwy em sua enunciação, que faz o teclado acima? é que a ABL, ou seja, a academia brasileira de letras autorizou o povo a usar essas três letrinhas. sabemos que, no tempo de Machado de Assis, isto é, antes de 1943 (quando a constituição da república de 1889 e os livros foram queimados no Brazil e este passou a ser, sem bibliotecas, Brasil), havia duas dessas três letras ora reabilitadas.

se fosse isto, haveria apenas uma burrada. mas a outra, tão monumental quanto, é a dos geógrafos que querem revogar as seguintes localidades nacionais e internacionais:
Rio de Janeiro: substituindo por Baia de Janeiro
Rio Guaíba: substituindo por Lago Guaíba
Terra de Areia: substituindo por Areia da Grossa (e da Fina)
Bossoroca: Vossoroca
Rio de la Plata: Lago del Ferrito (porque os políticos afanaram toda la plata)

em particular, quase fui reprovado numa prova de Geografia Econômica em 1971 porque, de origens jaguarienses, conhecia Bossoroca até pessoalmente. logo não respondi a questão que exigia que escrevêssemos vossoroca. entre prata, ferro e aço, uma vez que o Bel. Olívio Dutra nasceu por lá, achei que poderíamos passar a chamar a progressista cidade de Stalingrado.
beijos pessais
DdAB

Nenhum comentário: