14 abril, 2009

Um Periscópio da Estultice

Querido Diário:
Nâo é que é estultice? Ficar horas e horas fazendo manobras para não sair do lugar. Mas não é proposital, aparentemente. Parece mais um problema de coordenação dos agentes: todo mundo quer ir para o mesmo lugar ao mesmo tempo. Ou seja, há excesso de, digamos, coordenação. E quando todo mundo aposta na bolsa de valores? "Todo mundo?", indagariam os rapazes de "Asterix, o gaulês". Todo mundo não, pois tudo o que é vendido necessita de alguém que compre. Ou seja, a especulação só é possível por ocorrer coordenadamente por dois agentes com expectativas simétricas com relação ao, vamos ao ponto, preço dos títulos.

O Planeta Terra mexe-que-te-mexe e não sai do lugar, por assim dizer. Ainda assim, há indícios de movimentos... E falo, por exemplo, na idade média da população mundial, seus números bilionários e o PIB trilionário. Claro que houve movimento nos últimos, digamos, 10 mil anos, desde que anunciei que a história seria inventada (ver minha postagem a respeito do significado da história para os animais e os racionais). Em 1929, o PIB caiu pilhas. Em 1947, mavioso ano que guarda minha certidão de nascimento, ele=PIB também caiu nos USA e, talvez, cercanias.

Falo de quedas sérias, nada como um ou outro pontinho percentual, que -se bem lembro- terei lido que houveram (como disse a Profa. Ieda...) quedas, encroseve (prosseguiu ela...) no Brasil. Pois, falando em imbecis, vamos a Nouriel Roubini, o afamado cronista da também errática "Carta Capital", que assino e -volta e meia- abomino.

Roubini tem um site: www.rgemonitor.com. Rge, como sabemos, é a voz do dono, mas ChicoBuarque, autor de "Leite Derramado" que lerei a.s.a.p., denunciou poeticamente "o dono da voz". Para mim, Roubini é um dos tais pigmeus de uma esquerda finada que apenas tem destaque nos outros ambientes de esquerda também finada, ou seja, retrógrados, atrasados, opiniáticos, preconceituosos, causadores de desserviços à causa igualitarista, not to speak da causa das reformas democráticas que conduzam ao socialismo (to be properly defined).

Pois que disse Roubini que marcou minha postagem de hoje? Como notamos, andei meio desligado, teria dito Heeta Lee. Mas hoje digo: ele disse num artigo da própria Carta Capital que recortei com tesoura e dobrei em quatro e depositei num local que agora não lembro, escrito -o artigo- há um meio ano: o PIB dos USA, entre 2008 e 2009, vai cair 5%. Pois agora, na p.55 da Carta Capital de 15/abr/2009 (do dia de amanhã...), vemos autocrítica à estultice. O artigo chama-se de "Luz no fim do túnel". Ainda assim nem todo periscópio está direcionado para o "real", como disse o também peessedebista Fernando Henrique (que pensou ter criado o dinheiro em seu governo).

Diz ele:
.a. "o fechamento de 2009 apresentará uma queda de 2%."
Digo eu: ok, se o troço era 100 em 2008 e vai cair 5% entre 2008 e 2009, então somos forçados a concluir que no dia 1st de janeiro de 2010, teremos o índice de 95. Pois bem, ainda não temos desmentido dos 95 no dia da confraternização universal de 2010. Pois não lá tão bem, que -a fim de cair os tais 5%- dado que cairá 2% em 2009, precisaríamos da queda em 2008 de 100/[(1-0,02)x0,9693878, ou seja, o PIB americano teria caído 100-96,93878=3,06%. E isto, já sabemos preliminarmente não aconteceu!

Diz ele: citação longa::

.b. "O ritmo da contração da economia dos Estados Unidos vai desacelerar. Do tompo de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no primeiro trimestre deste ano, o fechamento de 2009 apresentará uma queda de 2%. O crescimento será tão pequeno, abaixo de 1% em 2010, com a taxa de desemprego em 10%, que tecnicamente o país já terá superado a recessão, mas o ambiente será de estagnação." E segue: "[...] minha análise é mais pessimista do que [a d'] os economistas do mainstream."
Digo eu: tou vendo. Mas não podemos deixar de pensar que Roubini faz eco às previsões de sei-lá-quem-do-mainstream, corrigindo-as para um pouquinho mais de pessimismo, a fim de mostrar que nós (eu fora, porca madonna) heterodoxos somos dureza. Nós (eu fora, porca pipa) achemo (disse Ieda) que o pior ainda não aconteceu e que o capitalismo está fadado ao fracasso dentro das próximas 24 horas (ou, sem exagero, uma ou duas semanas...).

Digo mais eu: eu acho que este pessoal não aprende nem com os próprios erros. o Mister Roubini, se voltasse a ler suas próprias previsões, faria uma autocrítica, deixaria de dizer sandices, estultices, energumeníades.

"All in all, it is just another brick in the wall", disse Wall Street.
DdAB

Nenhum comentário: