12 dezembro, 2008

Ghoties


Querido Diário:
Quantos peixes há no aquário acima? Se me não equivoco -diria a super-próclise machadiana- há dois. Claro que contamos quatro peixes, três em meio hídrico (aparentemente), um no meio etéreo e um inserido num conjunto vazio. O tema cerca-se de controvérsias.
Seja como for, falando na língua do Camões lá deles, ou seja, Guilherme de Shakespeare, estamos vendo, no meio etéreo um fish. Como contei, ao todo, quatro peixes no conjunto universo, poderia dizer -na língua de GdS- four fishes.

Como se pronuncia a palavra acima? Se tudo isto é verdadeiro, e principalmente, se "peixe" deve ser pronunciado como "ghoti" na língua de Stratford-upon-Avon, então somos forçados a concluir que "quatro peixes" serão enunciados como "four ghoties", n'est ce pas? Pois aparentemente é verdade shawsiana. Em outras palavras, Bernard Shaw escreveu "Pigmalião", uma interessante criação do escultor grego que apaixonou-se por uma escultura de mulher de seu próprio -lá dele, o grego- cinzel. Mas Shaw não falava em escultor, pois não lhe aprazia. Falava, outrossim, em uma florista que queria ser "lady", uma "my fair lady". Shaw ironizava, pela via do Prof. Higgins, a estupidificante maravilha da língua inglesa, que não é fonética nos alfabetos convencionais, o de 26 letras, em particular, pois ele -o de 26- será incorporado à língua portuguesa, por ladrões (isto é, políticos) daqui a umas poucas semanas.
Dito isto, resta-nos concluir que -em outras plagas- Shaw (quem já conhece esta, pule para meu site, que está edificantemente modificado) teria dito que nada mais fácil do que pronunciar palavras em inglês. Exemplificou que "peixe", id est, "fish", também pode ser escrito como -você adivinhou- "ghoti". Reza um papelzinho que encontrei num pub de Cuttleslowe (Oxford, na Templar Rd., ou era outra rua, outro bairro, outra cidade, outro reino?) que a chave da pronúncia é:
f: gh, como em "enough"
i: i, como em "women"
sh: ti, como em "station".
Ou seria algo apenas ligeiramente assemelhado, contido num dos sonetos de GdS? Firmo-me atenciosamente
DdAB


Nenhum comentário: