31 dezembro, 2008

Fim de Caso

Querido Blog:
Olha que bonitinha esta ilustração que recolhe de http://www.somewhere.paints/. Ela dizia algo, via Google-Images, sobre o fim- do- mundo, o fim de tudo, algum desses fins sobre os quais se esbraveja todo fim-de-ano. Por razões que a razão desconhece, tudo isto evocou-me Avalovara, a ave não bem entendida por mim que deu título ao amado livro de -claro- mesmo título autorizado (id est, de autoria) por Osman Lins. Uma boa leitura de férias, ou de ano civil de 2009 inteirinho, que merece lidas e relidas. De minha parte, ainda estou selecionando um curso de leituras para fazer, digamos, entre o outono e meados da primavera. Talvez leia os realistas franceses. Talvez leia os americanos da Era do Jazz. Talvez leia apenas os sete volumes de "Em Busca do Tempo Perdido".

O fato é duplo (já indaguei, se é duplo, então podemos chamá-lo de fato ou de fatos?):
.a. o tempo passa
.b. há fim de tudo, inclusive dos tempos, de casos e do que mais seja.

Para ilustrar que

Tudo passa na vida, tudo passa
na ilusão etérea de um segundo.
Quantos pensam galgar a eterninade
quando apenas transitam pelo mundo.

decidi ilustrar com o cogumelo que agora vemos:

Explosivinho, não? Mas não sei dizer se é o assunto de Los Alamos. Parece uma árvore, um brócole, um humanóide. Por fim, que era aquilo no "Almanaque", de Chico Buarque que dizia: dize-me como é que tudo começou. Quem estava ao volante do planeta que o meu continente capotou? O continente latino-americano? E a África, meu, tu acha que aquilo vem sendo conduzido com exação? Os europeu metero a mão e se mandaro. E o Average Orient, ou seja, o Oriente Médio? E a Vila Cruzeiro? E os ladrões que as early as yesterday afanaram uma camioneta brasília no bairro Sarandi?
Que tipo de ladrão é este que está precisando dos recursos depositados numa brasília? Só porque há ladrões na cidade com nome por ela (ladroagem) homenageado? Grandes atrações para o ano-que-vém: o terceiro mandato de Lula, os aumentos dos proventos de deputados e senadores. Críticas do ex-PFL e do Dr. Fernando Henrique (USP) a tudo. Adiamento por mais um ano da implantação do Governo Paralelo por quem de direito. Cura do câncer, quer dizer, de alguns cânceres que estão-se infiltrando no poder judiciário por exigirem -você já adivinhou- justiça!
Gut 2009, era um troço assim? E que caso era este que deu o título à postagem final de 2009?
DdAB

Nenhum comentário: